Número 16

Número 15

Número 14

DAS NUVENS – ENSAIO VISUAL

Como se vindos de um lugar desconhecido, começássemos a caminhar do alto da montanha na direção do mar. Imersos num oceano de nuvens, humidade densa, penetramos no labirinto verde, de ramagens antigas, troncos seculares…

Número 13

CRISTINA REIS – ENTRE MARGENS

A concretização deste ensaio emerge de um trabalho de análise, compreensão e interpretação das distintas camadas de história inscritas no território português e na sua leitura como palimpsesto…

Número 12

A MANCHA, A LINHA E O PONTO

Propõe-se, através deste ensaio, interpretações alternativas ao modelo vigente: a Mancha de Óleo – comummente utilizado na leitura da evolução da Área Metropolitana de Lisboa…

DA AUTORIA À CRIAÇÃO PARTICIPADA

Como se vindos de um lugar desconhecido, começássemos a caminhar do alto da montanha na direção do mar. Imersos num oceano de nuvens, humidade densa, penetramos no labirinto verde, de ramagens antigas, troncos seculares…

Número 11

AS (NÃO) DIVERSIDADES DA BAIXA DE LISBOA

O contexto de partida desta reflexão é o centro histórico de Lisboa. Onde, da premência em lidar com as questões da perda de população, envelhecimento, desvitalização socioeconómica, de degradação do tecido edificado e conservação do património…

Número 10

PEÇAM-LHE UM CROQUIS!

Tenho com o meu pai uma relação diária, que todas as manhãs acorda comigo. A casa onde vivo, onde escolhi viver, é do meu pai. É porque a comprou e é porque a moldou e a encheu de imagens e de vida…

Número 09

Número 08

Número 07

Números 06-05

Números 04

Números 03

Números 02

PAULO MOREIRA – PESQUISA PARTICIPATIVA

Em Luanda, esta ficção torna-se realidade. Nos primeiros dias da minha viagem de investigação, em 2012, testemunhei uma reacção que se revelou bastante relevante e instrutiva em relação à metolologia da pesquisa que apresentarei neste artigo…

Números 01

SUBURBANISMO

Falar do subúrbio do ponto de vista da sua produção, reprodução e consumo implica olhar para o seu significado em termos de representação…

ESTADO CRÍTICO

As ações que definem a intervenção urbana das cidades para reposicionar a sua centralidade não podem passar apenas pela reabilitação e revitalização dos centros históricos…

OPTIMIST SUBURBIA

O presente artigo pretende constituir-se como uma introdução à pesquisa sobre o território contemporâneo, visto por muitos como um conjunto de fragmentos agarrados a um centro em decadência…

Números 00

INOVAÇÃO PRECISA-SE!

s mega cidades de mais de 10 milhões de habitantes emergiram no final do sec XX, início do sec XXI, refletindo a crescente afluência da economia global, com a construção de produtos espaciais espetaculares…