MADALENA MIRA . CONVERSATIONS WITH FORM: A WORKBOOK FOR STUDENTS, DE N. JOHN HABRAKEN

O holândes N. John Habraken, o galardoado porto-riquenho Andres Mignucci e o americano Jonathan Teicher são os autores de Conversations with form: a workbook for students of architecture.

O subtítulo – livro de trabalho para estudantes de arquitectura – é indicativo do seu conteúdo, que apresenta uma série de exercícios, bem acompanhados de observações de campo e diversos paradigmas onde se aplica a teoria.

 

Os leitores são convidados e familiarizar-se com a utilização de sequências de movimentos para uma orientação do progresso da forma em construção, numa visão prática e de utilidade diária. A complexidade dos modelos e dos exemplos vai aumentando à medida que se transita nas amostras, com um foco nas competências basilares do futuro arquitecto para alcançar o sucesso no trabalho quotidiano, realçando as mais-valias do trabalho em equipa bem como a experiência dos outros.

 

Conversations with form é uma ferramenta para optimizar a perícia e o know-how do futuro arquitecto, com apoio em inúmeros registos de imagens, sejam elas fotografias, postais antigos, gravuras de época ou vistas aéreas do Google.

 

Franco Mancuso, da Faculdade de Arquitectura da Universidade de Veneza, e um dos profissionais que apresenta o livro, (conjuntamente com Charles Correa e Josep Maria Montaner) afirma que é um livro original e estimulante que recorre ao learning by doing, e que se destina a arquitectos, mas também a engenheiros e a todos os cidadãos que participem na transformação do ambiente da construção, realçando o design como uma boa forma de interpretar os processos que moldaram as cidades históricas e a sua expansão contemporânea.

 

HABRAKEN, N. John; MIGNUCCI, Andrés; TEICHER, Jonathan - Conversations with forma workbook for students of architecture. Oxon: Routledge, 2014. 247 p. ISBN 978-0-415-70252-2

 

Recensão Crítica
in pdf: http://hdl.handle.net/11144/2464