#QUINZE

editorial QUINZE
 

Neste número #QUINZE publicamos uma série de artigos, em forma de Dossier Temático, que abordam estratégias de intervenção na e com a comunidade através de processos artísticos. Os textos que aqui publicamos são uma transposição para o formato de artigo científico de apresentações orais realizadas no âmbito da conferência internacional “Art, Materiality and Representation” organizada pela Royal Anthropological Institute em colaboração com o British Museum e o Departamento de Antropologia do SOAS em Londres. Em paralelo, mesmo antes de fazer uma conferência no Departamento de Arquitetura da UAL, convidámos o arquiteto Pere Buil para uma entrevista, onde partilhamos um pouco do seu percurso académico e profissional – dando, desta forma, continuidade à nova linha editorial que procura conteúdos em territórios contíguos à Arquitetura e à UAL. Para encerrar, o presente número #QUINZE ainda incluí uma recensão critica do livro Colonial Modern. Aesthetics of the past – Rebellions for the future, feita pelo arquitecto-investigador Paulo Moreira.

 

 

 

 

estudoprévio linha editorial

 

 

A revista ESTUDO PRÉVIO é uma publicação semestral do Centro de Estudos de Arquitetura, Cidade e Território da Universidade Autónoma de Lisboa (CEACT/UAL).

Com esta publicação queremos projetar um lugar novo onde a partilha do conhecimento pode ser feita com a naturalidade de uma conversa, com o rigor de um artigo técnico, com a apresentação de um livro ou ainda através o debate aberto na comunidade digital.

A proposta de criar mais uma revista de arquitetura foi, desde o início, um desafio para escolhermos um caminho um pouco diferente e por isso criámos uma linha editorial centrada nas condições reais que determinam a produção arquitetónica ainda antes de qualquer esquiço ou maqueta, ou mesmo ainda antes de sermos arquitetos.

A permanente Crise, as constantes Catástrofes Naturais, o desenvolvimento dos Subúrbios serão certamente temas que queremos aprofundar nesta publicação, mas também outros temas que condicionam e influenciam a arquitetura portuguesa como o número de arquitetos em Portugal a chegar aos 20.000, o número de arquitetos à beira do Desemprego e por outro lado a crescente diversidade de Novas Profissões onde os arquitetos conseguem dar o seu contributo.

Queremos que esta seja uma publicação que faça um ESTUDOPRÉVIO sobre o ensino e a prática em arquitetura e que amplie o debate sobre as condições e as condicionantes da nossa profissão, para que possamos continuar a evoluir através da partilha de experiências, de opiniões e de trabalhos de investigação. Só assim poderemos construir uma base sólida, aberta à procura de soluções para os novos problemas e desafios que o mundo enfrenta nos dias de hoje.

O núcleo desta publicação centra-se nas Entrevistas e no sistema aberto de Submissão de Artigos. As Entrevistas são focadas em gerar conversas que flutuam entre as práticas pedagógicas, de investigação e profissionais de cada entrevistado e podem ser lidas, em português e inglês, mas também podem ser ouvidas diretamente no site; os Artigos funcionarão em sistema de call-for-papers, selecionados pelo conselho editorial.

No mesmo projeto temos ainda espaço para promover o convite à leitura, fazendo apresentações de livros recentemente publicados, mas também de clássicos – livros que se tornaram importantes referências para a Arquitetura.

 

filipa ramalhete + joao caria lopes